sexta-feira, 15 de julho de 2011

Apresentações.


Apresentar é aproximar as pessoas. E você sabia que existe uma maneira correta de apresentar as pessoas? E também existe etiqueta para “receber” a apresentação?
Você nunca percebeu que tem pessoas que, quando nos são apresentadas, despertam uma simpatia imediata? Repare se essa simpatia não tem a ver com a maneira que ela se comporta quando somos apresentados...
Bem, eis algumas dicas:
  • Nosso nome é a nossa grife, portanto devemos nos esforçar para chamar as pessoas que nos são apresentadas pelo nome delas e evitar os “querida”, “garoto”, “meu amor” (existe coisa mais antipática que isso?), “ei”, etc..
  • As apresentações devem ser claras e sem muitos detalhes. Não é delicado apresentar uma pessoa identificando-a por parentes ou situações de posição social.
  • Não devemos apresentar uma pessoa dando o seu currículo, o certo é: “Este é fulano de tal, e esta é minha amiga...”.
  • A maneira correta de fazer apresentações é:
    - a pessoa mais jovem será sempre apresentada a mais velha ;
    - o menos importante sempre será apresentado ao mais importante (profissionalmente ou socialmente);
    - o homem será apresentado a mulher (menos em ocasiões onde o homem ocupe cargo social ou profissional mais elevado do que o da mulher).
  • Ao ser apresentado pela segunda vez a alguém, se a pessoa não disser que já o conhecia, deixe assim mesmo. No decorrer da conversa você pode lembrar o encontro que tiveram há algum tempo. É grosseria e falta de amor-próprio alegar que já foram apresentados mais de uma vez.

Não são leis... mas são delicadezas que fazem a diferença e geram empatia.

Bom dia!

Beijos

Cursos de Comportamento e Marketing Pessoal: sgalvezdriessen@yahoo.com