quinta-feira, 7 de julho de 2011

Boas maneiras ao telefone

Quem disse que não existe etiqueta ao telefone? A maneira de atender o telefone corresponde ao nível de educação da pessoa. O mesmo vale para os escritórios.
Diálogo básico: a conversa telefônica pode ser comparada a uma partida de tênis cada um tem sua vez de falar. Se um dos dois jogadores deixa a bola cair, pára de jogar, acaba o jogo. Numa ligação em que um é obrigado a falar mais que o outro, aquele que está mais calado deverá dar sinais de que está escutando com atenção, dizendo “sim” ou fazendo uma pergunta ocasionalmente.
Hora adequada: se você não possui intimidade com a pessoa ou o assunto não é urgente, a ligação não deve ser feita antes das 9h, entre 12 e 14h e depois das 22h. Evite chamadas profissionais às sextas à noite, sábados e feriados. Aos domingos entre 20 e 22 h poderá chamar, pois geralmente as pessoas estão se preparando para a nova semana.
Seja objetivo nos recados: quando não existe intimidade, não peça para a pessoa ligar para você. O certo é identificar-se e perguntar qual o melhor horário para falar com quem está procurando. Para pedir favor, fale diretamente com a pessoa, não deixe recado.
Se foi você quem fez a chamada, não deixe o outro esperando na linha.
Claro que as dicas acima são apenas isso: DICAS. Mas não custa segui-las, vamos perceber que fica mais fácil a comunicação via telefone.

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